Qual é a importância do esporte na educação dos estudantes?

Sabia que muitos pais se questionam sobre qual é a real importância do esporte na educação? Isso acontece porque eles sabem que a atividade física — que é tão presente na escola por meio das aulas de Educação Física e das atividades extracurriculares — contribui para o entretenimento, para o bem-estar e para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

Contudo, muitos desconhecem como ele pode impactar e até mesmo melhorar a formação dos estudantes. Pensando nisso, trouxemos um post que vai revelar como essas duas questões se relacionam e os benefícios que elas podem trazer para o seu filho. Confira!

Maior desenvolvimento cognitivo

Para começar, as diferentes modalidades esportivas têm o potencial de desenvolver e aprimorar os distintos aspectos da cognição humana. Por exemplo, a memória, a concentração, a linguagem, a percepção, a coordenação motora e os raciocínios lógico e abstrato.

Isso acontece por um motivo muito simples: durante os jogos, os treinos e as preparações físicas, tanto a criança quanto o adolescente fazem uso constante dessas habilidades ao interagirem com os membros da equipe, disputarem com o time adversário, traçarem estratégias para vencer desafios, avaliarem jogadas futuras etc.

O resultado disso não poderia ser melhor: com os processos cognitivos aflorados, o estudante tem mais facilidade para compreender e assimilar assuntos mais complexos, independentemente de qual seja a matéria que esteja estudando.

Melhora da saúde física e mental

Exercitar-se faz bem para o corpo e para a mente — e isso não é exagero, viu? Além de trabalharem a musculatura e fortalecerem o sistema imunológico contra as doenças, os esportes atuam diretamente na redução dos níveis de ansiedade e de estresse. Dois problemas que são capazes de afetar não só a saúde e o bem-estar, mas também o desempenho escolar.

Afinal de contas, ambos reduzem a atenção nas aulas, a participação nas atividades escolares e a relação do aluno com os colegas. Para completar, ainda prejudicam a realização de provas devido ao desgaste psicológico que geram.

Aperfeiçoamento comportamental

Outro ponto que explica a importância do esporte na educação é que ele promove um aperfeiçoamento comportamental. Na prática, isso significa que o seu filho alcança uma postura mais respeitosa frente aos mais velhos, torna-se mais disciplinado em relação às regras, aprende a valorizar mais o espírito de trabalhar em equipe etc.

Tudo isso acaba se refletindo na relação dele com os colegas e com os professores, que se torna mais produtiva, fortalecendo não só os laços entre eles, mas também estimulando o aprendizado, a troca de saberes e o desejo de expandir o conhecimento.

Como você leu, a importância do esporte na educação se dá não apenas por questões de saúde física, mas também pelos aspectos psicológicos, emocionais e sociais que ele ajuda a desenvolver desde a infância. Por isso, escolha uma escola para o seu filho que realmente proporcione e incentive a prática esportiva no basquete, no futebol, no vôlei e nas demais modalidades. Ele só tem a ganhar com isso!

Gostou do nosso post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre aos outros pais e mães que você sabe por que o esporte deve ser apoiado e valorizado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.