6 maiores benefícios das atividades extraclasse para os alunos

Frequentes na formação de crianças e adolescentes, as atividades extraclasse são justamente o que o nome indica: vivências escolares que acontecem fora do horário regular das aulas de conteúdo (Matemática, Química, Português etc.), mas que complementam e fortalecem a grade curricular.

A principal característica delas é a união de diferentes afazeres — tanto teóricos quanto práticos — que permitem os alunos se entreterem, expandirem o aprendizado, identificarem e desenvolverem as aptidões que têm e se relacionarem positivamente com colegas e profissionais da escola.

No entanto, apesar de todos esses pontos favoráveis, muitos pais ainda desconhecem quais são as vantagens dos filhos terem acesso a um conjunto diversificado de atividades extraclasse.

Por essa razão, reunimos alguns dos principais benefícios neste post. Acompanhe e descubra quais são eles!

1. Maior autonomia

Para começar, os estudantes têm a chance de conquistarem mais autonomia, o que se reflete no próprio bem-estar deles. Isso acontece porque diante de diferentes atividades disponíveis, cabe a eles escolherem aquelas que desejam fazer devido a interesses pessoais, curiosidade, vontade de desenvolver determinadas habilidades etc.

Isso é essencial para que eles consigam expressar a própria individualidade e as preferências que têm sem medo ou ressalvas. A partir daí, podem explorar a criatividade e a capacidade de inovar e se reinventar diariamente fazendo aquilo que gostam.

Com o tempo, os estudantes passam a demonstrar uma maior motivação e um maior engajamento com o colégio, pois ele começa a atender não só a demanda de conteúdo para uma boa formação, mas também a fornecer experiências enriquecedoras e humanizadas. Como resultado, o desempenho escolar aumenta gradualmente.

2. Desenvolvimento educacional multifacetado

Quando a escola conta com uma boa carga de atividades extraclasse, os alunos conseguem aproveitar esses momentos para revisarem em grupo a matéria vista em sala e se aprofundarem nela, garantindo, assim, um domínio maior sobre o que ela discute.

Isso é fundamental não só para um bom resultado nas provas, mas, acima de tudo, para uma assimilação e memorização detalhada de assuntos que ele poderá usar mais à frente, seja na própria disciplina, seja de forma interdisciplinar com outras matérias.

Vale mencionar ainda que essas vivências trazem uma união da teoria com a prática, pois os professores têm a chance de apresentar — de maneira didática, dinâmica e exploratória — como os conteúdos que eles abordam em sala de aula se relacionam com o que crianças e adolescentes vivem e fazem na rotina.

3. Envolvimento com os esportes

Um terceiro benefício das atividades extraclasse é o maior envolvimento com os esportes. Afinal, os alunos são estimulados a se envolverem com diferentes modalidades que proporcionam a interação social, melhoram a autoestima e geram a sensação de pertencimento a um grupo.

Não é à toa que muitos aumentam o círculo de amizades graças a esses momentos. Isso sem falar que eles ainda são levados a aprender e adotar hábitos saudáveis para uma melhor performance, como aqueles relacionados à rotina de sono e à alimentação.

Para completar, os estudantes têm a oportunidade de praticar alguns esportes mais complexos que contribuem não só para o desenvolvimento físico e motor, mas também cognitivo e emocional. Como exemplos, podemos citar o judô, a natação e a ginástica rítmica — que, vale lembrar, comumente estão restritos a clubes e polos esportivos.

4. Crescimento pessoal

Não podemos deixar de citar também o crescimento pessoal frente aos novos desafios, oportunidades e escolhas que surgem com as atividades extraclasse. Tudo isso gera amadurecimento e uma percepção mais apurada a respeito das responsabilidades, dos compromissos e dos deveres que os alunos assumem.

Além disso, esse período fora da sala de aula muitas vezes traz a possibilidade deles participarem de ações e projetos solidários que os levam a conhecer diferentes realidades e a desenvolver uma maior consciência social e ambiental.

5. Imersão em outro idioma

Certamente, você já deve saber o peso que a língua inglesa tem na atualidade. Ela é cobrada no mercado de trabalho, necessária para um bom uso da internet e essencial para quem deseja ter experiências (profissionais, de estudo ou mesmo de lazer) no exterior.

Por essa razão, as atividades extraclasse podem ser grandes aliadas no aprendizado dela. Afinal de contas, além de aulas, exercícios e dinâmicas de grupo, os estudantes podem participar de uma vivência bilíngue que os levem a ter uma imersão completa no idioma.

Esse momento é valioso justamente por estimular as crianças e os adolescentes a testarem, juntos, as capacidades de leitura e escrita, a reformularem continuamente a pronúncia das palavras e a expandirem o vocabulário em diferentes contextos. O objetivo por trás disso não é só alcançar a fluência no inglês, mas dar a esses alunos a segurança ao se expressar e se comunicar em uma segunda língua.

6. Contato com a informática

Por fim, é importante mencionar que as atividades extraclasse podem proporcionar um maior contato com a informática — algo que está bastante presente no nosso cotidiano e se torna indispensável tanto para o futuro pessoal quanto profissional.

Dessa forma, os estudantes podem ser apresentados aos recursos digitais que a internet oferece e aos aspectos técnicos e físicos dos computadores e notebooks, se aprofundar no uso de softwares e programas, aprender a fazer e montar apresentações, pesquisas e levantamentos de dados e muito mais.

O mais interessante é que esse tipo de experiência é multidisciplinar, pois abarca conhecimentos de diferentes áreas e estimula o interesse do seu filho por matérias de exatas, como a Matemática e a Física.

Viu só como as atividades extraclasse podem fazer a diferença na formação e na vivência escolar dos alunos, proporcionando experiências que enriquecem o currículo e aprimoram o desenvolvimento deles? Por essa razão, matricule o seu filho em uma escola como o CEL que conta com ensino integral de qualidade e é referência no mercado. Por aqui, ele terá acesso a atividades como artes, informática, judô, natação, aulas de culinária e muito mais.

Portanto, já sabe: entre em contato com a gente e conheça mais sobre os nossos diferenciais desde a creche até o ensino médio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.