Como escolher a Creche ideal para matricular a sua criança?

Com o fim da licença-maternidade, os responsáveis precisam encontrar alternativas seguras para que o pequeno continue sendo bem amparado, mesmo na ausência dos familiares. Uma opção é buscar uma Creche que siga os padrões de cuidado dos responsáveis e atenda inteiramente a criança.

Mas, como escolher a Creche ideal?

Para você entender um pouco mais sobre a importância dessa escolha, criamos este artigo explicando os detalhes que percorrem esse processo, e qual é a melhor forma de lidar com eles. Acompanhe a leitura!

A importância de matricular a criança em uma Creche

A primeira coisa a se pensar ao matricular a criança em uma Creche é na importância da socialização. Quando as crianças vão a um lugar – até então desconhecido –, elas desbravam novos mundos e descobrem coisas que não teriam a oportunidade de conhecer se continuassem convivendo com as mesmas pessoas e/ou no mesmo ambiente.

Assim, é uma maneira que o pequeno tem de conviver com outras crianças da mesma idade que ele – além de outros adultos –, fazendo com que ele desenvolva seu lado social. Entender que os responsáveis possuem vidas profissionais e sociais diferentes também é essencial para o processo de desenvolvimento da criança.

A idade certa

Muitos responsáveis têm dificuldade de saber a idade ideal para matricular a criança em uma Creche. Entretanto, vários fatores interferem nessa questão, pois cada família possui uma organização e demandas diferentes.

De forma geral, um bebê já pode ser matriculado em uma Creche a partir dos três meses de vida. Mas, caso não haja necessidade emergencial, o interessante é que a criança comece a frequentar o ambiente a partir dos seis meses. Pois, é um momento que ela já possui uma maior autonomia e, também, pode se alimentar de outras comidas (além do leite materno).

Esse é o período anterior ao da Pré-escola e, por ser o primeiro contato da criança com um ambiente onde ela não terá seus responsáveis disponíveis, torna-se um momento que merece toda a atenção da família.

7 dicas para escolher a Creche ideal para a sua criança

Sabendo que é importante considerar vários detalhes antes de escolher a Creche ideal para a criança, organizamos algumas dicas importantes a serem colocadas em prática. Confira!

Atente-se à localização

Saber a distância entre a Creche e a sua residência permite que o tempo seja melhor administrado. Além disso, se a Creche fica perto de algum lugar que já faz parte da logística do seu cotidiano – como o seu trabalho, por exemplo –, também tende a facilitar essa decisão.

Uma boa localização permite uma rotina mais tranquila, sem grandes esforços e que fuja do trânsito turbulento da cidade. Por isso, preste bastante atenção antes de escolher a Creche da sua criança!

Verifique o horário de funcionamento

O horário de funcionamento precisa estar de acordo com as demandas familiares. Então, verifique se a Creche atende às suas necessidades, se os horários não dificultam a rotina ou fogem do que é essencial para os responsáveis.

Analise as atividades oferecidas

A criança está em plena fase de desenvolvimento e precisa de opções interessantes para se entreter enquanto aprende. Dessa forma, a Creche não pode ser apenas um ambiente em que a criança chega e não faz nenhuma atividade que, de fato, a agrada.

Aqui, no CEL Intercultural School, oferecemos ambientes lúdicos para crianças a partir dos três meses de vida. Neles, há várias opções de atividades que desenvolvem as funções psicomotoras do indivíduo, além da disciplina Artes Plásticas, a imersão em inglês, a Natação, a Música, a Massagem Shantala, entre outras. Ou seja, diversas boas maneiras do seu bebê passar o tempo e desenvolver suas habilidades físicas e psicológicas.

Saiba quais são os profissionais envolvidos

Para o crescimento saudável e feliz de uma criança, é preciso de vários profissionais capacitados e prontos para atender as demandas que vão aparecendo com o passar do tempo. Ter um contato direto com a instituição e conhecer os profissionais e como eles atuam é uma forma de estar presente na educação da sua criança, além de participar ativamente desse desenvolvimento.

Aqui no Colégio, alguns dos profissionais que compõem a equipe são os(as) pediatras e os(as) nutricionistas, que garantem um desenvolvimento saudável da criança.

Priorize a qualidade

Não é interessante economizar os custos da Creche e, em contrapartida, a criança não ser bem amparada pelos profissionais, por exemplo, ou não ter acesso a uma estrutura adequada e de qualidade. É importante lembrar que ela irá passar muitas horas nesse ambiente e que ele ajudará a formar o indivíduo que ela será no futuro.

Por isso, é de extrema importância ir ao ambiente, conversar com os profissionais que irão acompanhar a criança diariamente, questionar a estrutura e as atividades e fazer parte de todo o processo. Esses pontos darão a certeza necessária de que você está fazendo a melhor escolha.

Avalie a estrutura

O ambiente físico deve ser considerado quando falamos sobre qualidade de vida. Para que a criança se sinta acolhida, ela precisa gostar da estrutura do lugar. Por isso, entenda quais são os espaços que ela irá frequentar todos os dias e, se possível, a acompanhe durante esse primeiro contato.

Além disso, é importante ressaltar que os bebês e as crianças sentem o mundo à sua volta utilizando todos os sentidos. Por isso, dê prioridade às Creches que prezam por ambientes limpos, seguros e lúdicos.

Prefira o atendimento individualizado

Cada criança possui uma realidade e necessidades específicas. Quando ela está em um ambiente novo e, também, longe das pessoas que transmitem segurança à ela, essas questões precisam ser consideradas e tratadas com carinho.

Busque por creches que atendam as necessidades individuais da sua criança, que se preocupam com o histórico dela e que a atenda independentemente das questões que ela trouxer. Aqui, no CEL Intercultural School, é essencial que a criança se sinta querida e ouvida.

Você percebeu que são vários pontos a serem pensados antes de matricular quem você mais ama em uma Creche? Mesmo sendo cansativo e trabalhoso, analisar todos esses pontos antes de fazer a sua escolha é fundamental para não gerar um possível arrependimento futuro. Escolher a Creche que a criança se sentirá acolhida faz com que os vínculos e aprendizados sejam mais fortes e reais, trazendo benefícios que ela levará por toda vida.

Se você se interessa por conteúdos de educação e infância, visite a página principal do nosso blog institucional e fique por dentro de todas as novidades do mundo educativo. Além de se inteirar, você tem a chance de conhecer um trabalho de qualidade que visa a felicidade e a satisfação de quem você mais ama em primeiro lugar. Aproveite para conferir, também, as nossas redes sociais e acompanhe todos os benefícios que sua criança terá ao se tornar uma pipinha do CEL Intercultural School.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.