Como o contraturno escolar ajuda no desenvolvimento do seu filho?

O contraturno escolar é o período de atividades que a instituição oferece fora do horário de aulas. Nesses momentos, os estudantes podem participar de vivências extracurriculares, que geralmente são mais práticas, artísticas, esportivas e também de reforço das matérias.

Com isso, o contraturno é uma opção interessante, pois oferece maior liberdade de experimentação e de contato com áreas que, na maioria das vezes, a escola não consegue contemplar só com as aulas regulares.

A oferta do horário extra tem muitos benefícios para as crianças e os adolescentes, que aproveitam um tempo de interação, descobertas e desenvolvimento de novas habilidades. Da mesma forma, dá à família a tranquilidade de saber que os filhos estão em segurança e explorando novos caminhos.

Neste post mostraremos algumas vantagens da extensão do período de aulas. Confira nas próximas linhas.

Descoberta de talentos

Durante a infância e a adolescência a personalidade se molda e novas habilidades são descobertas. Assim, o ambiente em que os jovens crescem tem uma grande influência na maneira como eles se desenvolvem. É importante que possam contar com estímulos suficientes para que descubram os próprios gostos e características.

Com o contraturno escolar, é possível participar de diversas experiências que ajudam a aprimorar essas habilidades. Além das oficinas, das atividades interativas e outros aprendizados importantes, os alunos também têm maior espaço para a interação, o que é ótimo para a socialização.

Dessa forma, eles constroem bons hábitos e fortalecem a sua autonomia. Também adquirem hobbies, que proporcionam prazer e equilíbrio emocional. São fatores que serão levados por toda a vida e ajudarão em experiências futuras.

Rotina mais alegre e saudável

Como vimos, algumas das atividades frequentes no turno extra são a dança, as artes e os esportes. São propostas muito benéficas para a saúde dos estudantes, pois eles se movimentam e conhecem mais sobre as atividades físicas e artísticas. Também são divertidas e estimulantes.

O estudante terá seu dia preenchido com atividades que incentivem o crescimento saudável, como a prática de esportes, introdução à música e dança. Outra proposta excelente é a da culinária, em que os alunos conhecem mais sobre o preparo de alimentos e entendem como podem comer de forma saudável e prazerosa.

Tudo isso faz com que as oficinas e aulas do contraturno sejam muito satisfatórias e educativas. Assim, os alunos se sentem mais pertencentes ao espaço escolar, o que torna o ambiente mais acolhedor.

Melhora do desempenho escolar

Com as atividades oferecidas, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para a aquisição dos conhecimentos e para a concentração nos estudos. A escola passa a ser um espaço atrativo, de descobertas, o que contribui muito com as matérias do currículo básico.

Da mesma forma, nesses períodos existem momentos reservados para os estudos. Com isso, os jovens fortalecem o hábito de estudar e a responsabilidade de manter as matérias em dia.

Podem realizar trabalhos, tarefas ou estudar para avaliações. Algumas escolas também proporcionam aulas de idiomas, que são essenciais para o desenvolvimento dos alunos e a sua preparação para o futuro.

A escola também pode oferecer disciplinas de reforço escolar, que ajudam nas tarefas em que os alunos têm mais dificuldade. Isso contribui muito para o engajamento nas aulas e proporciona melhor aproveitamento do tempo que ficaria ocioso.

Melhora a convivência familiar

Com o contraturno escolar, os estudantes ficam com uma rotina mais organizada e com atividades balanceadas. Isso reduz a sua ansiedade e melhora as relações familiares. Eles conhecem muitas coisas novas todos os dias e ficam empolgados com as experiências.

Além disso, as crianças e os adolescentes podem reforçar os valores que aprendem em casa nesses momentos, o que é ótimo para a educação dos filhos. Para certificar-se que isso aconteça da melhor forma, é importante que se conheça quais princípios a instituição defende e como ela pretende reforçá-los com os alunos.

Nesse sentido, quando a escola se preocupa com o desenvolvimento global dos estudantes, esse aprendizado passa a fazer parte da rotina de atividades. Os benefícios para a formação do caráter, da cidadania e das relações sociais são significativos.

Aprendizado tecnológico

A tecnologia é uma realidade em nossas vidas e a escola deve promover um bom aprendizado para que os jovens façam melhor uso dessas ferramentas. Assim, os momentos extras permitem atividades que reforcem os conhecimentos sobre os recursos modernos.

As instituições podem promover o letramento tecnológico, que envolve a segurança, as possibilidades de trabalho em equipe e o uso dos instrumentos para estudos. Além disso, é possível que exista também o ensino de aspectos técnicos do uso dos equipamentos, que desenvolve muitas habilidades essenciais para o século 21 (como criatividade, empatia, capacidade de trabalho em equipe, inteligência emocional, autocontrole) e contribui com a formação dos estudantes.

Aulas inovadoras e que contem com a tecnologia são excelentes para a criatividade, o raciocínio lógico e o pensamento crítico. Com isso, são muito eficientes na preparação dos jovens para o mundo moderno.

Desenvolvimento socioemocional

As atividades coletivas que são realizadas no contraturno, bem como o aprendizado da responsabilidade e estímulo à autonomia ajudam no desenvolvimento socioemocional. Com isso, os alunos conseguem se relacionar melhor, o que contribui também para as relações com as outras pessoas.

Uma formação escolar integral, que considere o indivíduo em todos os seus aspectos, deve também promover o aprendizado das relações sociais saudáveis, que são essenciais.

Esses momentos representam uma oportunidade importante de contato com a diversidade e de aprimoramento dos valores sociais.

Como vimos, o contraturno escolar pode ser excelente para a formação dos estudantes e o seu desenvolvimento saudável. É importante reforçar o papel da escola, que deve proporcionar as melhores condições para o seu aprendizado integral. A dica é que você procure uma instituição que se preocupe com a qualidade do ensino e o acolhimento dos seus filhos.

Para isso, você pode contar com o Colégio CEL, que proporciona a educação global e a formação do caráter dos alunos, garantindo uma ótima aprendizagem. Visite nosso site e conheça mais sobre a proposta de ensino.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.