É possível obter um diploma de High School morando no Brasil? Descubra!

O diploma de High School, um certificado brasileiro e norte-americano que pode ser obtido no fim do Ensino Médio, é um diferencial que pode abrir muitas portas para os jovens no futuro. Por isso, muitos estudantes e pais têm se interessado em entender melhor como funciona o programa High School e quais são as suas vantagens. Entretanto, embora seja interessante e benéfico, algumas pessoas não têm a intenção de sair do país para participar dele.

Você gostaria de ajudar quem você ama a conseguir um diploma de High School, mas tem dúvidas sobre os reais benefícios e como viabilizar esse processo morando no Brasil? Veja algumas informações úteis neste artigo!

É possível obter o diploma de High School estudando no Brasil?

Sim. Embora seja possível estudar no exterior durante o Ensino Médio, os estudantes brasileiros não precisam sair do país para conseguir o diploma de High School. Porém, é importante escolher uma instituição que ofereça uma formação adequada e de qualidade, além de observar algumas questões para garantir que a certificação será reconhecida.

O programa High School, de maneira simples, é uma formação que abrange tanto o currículo do Ensino Médio brasileiro quanto o norte-americano. Desse modo, os alunos estudam as disciplinas obrigatórias no Brasil no horário regular e, no contraturno escolar, têm aulas em Língua Inglesa sobre os conteúdos da grade curricular vigente nos Estados Unidos.

Qual é a idade mínima para participar do programa?

Para participar do programa High School, é necessário que o aluno esteja matriculado entre o 9º Ano do Ensino Fundamental e o 3º Ano do Ensino Médio. Nessa etapa, os estudantes geralmente têm entre 14 e 18 anos.

Qual é o nível de Inglês exigido?

Para conseguirem acompanhar as aulas complementares, ministradas em Inglês, e realizar as atividades exigidas, os estudantes precisam ter proficiência intermediária na Língua Inglesa. Ou seja, precisam estar, pelo menos, no nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). As quatro habilidades linguísticas (escuta, fala, escrita e leitura) precisam ser bem desenvolvidas.

No nível B1, o estudante consegue entender o ponto principal em situações em que a variante padrão da língua seja usada de maneira clara para abordar temas cotidianos. Além disso, ele é capaz de se expressar de forma simples e coerente, conseguindo lidar com questões encontradas no dia a dia (tanto pessoais quanto escolares) e construir argumentos.

Como é feita a validação curricular?

O diploma de High School é reconhecido internacionalmente, pois essa formação é oferecida em parceria com uma escola norte-americana. Ao fim do programa, a instituição de ensino brasileira envia o histórico do estudante às instituições estrangeiras para avaliação. Após essa validação curricular, o certificado internacional é emitido e autenticado.

Isso é particularmente interessante para quem pretende continuar os estudos no exterior. Pois, além de facilitar o processo de equivalência de diploma (afinal, cada país tem a sua própria estrutura de ensino), o certificado de conclusão do Ensino Médio norte-americano já é aceito por diversas instituições ao redor do mundo.

Quais disciplinas precisam ser abordadas além das que são ministradas no Brasil?

Apesar da grade curricular brasileira conter muitas similaridades com o conteúdo programático das escolas norte-americanas, a abordagem pode ser diferente em alguns casos. Afinal, o contexto social, político, histórico e cultural é bastante distinto.

Ademais, nos Estados Unidos, as escolas também oferecem disciplinas complementares nas áreas de Humanas, Ciências, Matemática, Arte e Literatura, além de uma ampla variedade de atividades extraclasse, o que é muito mais comum do que no Brasil. Sendo assim, o currículo acaba sendo mais abrangente e tem certa flexibilidade, permitindo que o estudante construa o seu próprio percurso de acordo com o seu interesse e com as regras da instituição. Alguns exemplos são:

  • Literatura Mundial;
  • Ciência da Computação;
  • Economia;
  • Estudos Sociais;
  • Legislação;
  • Música (incluindo tanto aulas de instrumentos quanto de teoria musical e composição);
  • Teatro.

Quais são as principais vantagens de ter um diploma de High School?

As vantagens de ter um diploma High School vão desde o aprimoramento dos conhecimentos de Língua Inglesa até a ampliação das oportunidades no futuro e a qualidade da educação do estudante. 

Ajuda a aprimorar o Inglês

Participar de um programa High School permite que os alunos atinjam um alto nível de proficiência na Língua Inglesa, pois eles praticam o idioma no dia a dia, e aprendem a se comunicar com naturalidade ao abordar diversos assuntos.

Aumenta as chances de ingressar em universidades norte-americanas

Considerando as especificidades das escolas norte-americanas, as universidades dos Estados Unidos geralmente estabelecem um conjunto de pré-requisitos que podem ser difíceis de alcançar por estudantes que têm apenas a formação tradicional dos colégios brasileiros. Um dos motivos para isso é que determinadas habilidades exigidas são desenvolvidas durante anos — como participar de grupos e ter certas experiências ao decorrer da vida escolar, por exemplo, clube de teatro, trabalho voluntário, jornal da escola, entre outros.

No caso da Educação brasileira, nem sempre os estudantes preocupam-se em realizar atividades extraclasse, ou estas não são oferecidas pelas instituições de ensino. No entanto, estes tipos de programas são muito valorizados por instituições estrangeiras de Ensino Superior.

Sendo assim, o diploma de High School torna esses passos mais simples e mostra que a qualidade da formação é comparável àquela de alunos que estudaram nos Estados Unidos.

Promove a formação global

Por se tratar de uma formação abrangente, que não se concentra apenas na aquisição de conhecimentos acadêmicos, os estudantes que participam desse programa desenvolvem uma visão mais crítica e ampla do mundo que os rodeia. Eles também aprendem a ser mais tolerantes, ampliam a sua bagagem cultural e desenvolvem habilidades e competências que, em muitos casos, não são contempladas pela grade curricular brasileira.

Como você pôde perceber, o diploma de High School é um diferencial que tende a ser cada vez mais valorizado no mercado de trabalho nos próximos anos, além de promover uma formação integral e de qualidade aos alunos. Para oferecer a quem você ama a oportunidade de participar desse programa e obter o diploma de High School, é preciso se planejar desde o início dos estudos e garantir o preparo linguístico, pois há um momento específico para participar dele.

Você quer ficar por dentro de temas relacionados à vida escolar para dar o apoio necessário a quem você ama? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.