Como avaliar se a escola oferece uma educação de qualidade?

Uma escola com educação de qualidade se preocupa em oferecer muito mais que uma excelente formação acadêmica. Ela promove a formação global dos alunos, considerando habilidades socioemocionais, competências que os ajudam a se destacar futuramente no mercado de trabalho e conhecimentos aplicáveis ao cotidiano.

Sendo assim, ao escolher um colégio para os seus filhos, é importante atentar a um conjunto de aspectos que vão além da metodologia empregada nas aulas e da formação dos professores.

Você tem dúvidas sobre o que avaliar para saber se a escola em que pretende matricular os seus filhos oferece uma educação de qualidade? Descubra agora quais são os principais pontos que devem ser observados!

Verifique se a escola oferece a formação completa

Um dos aspectos principais que você precisa observar é o grau de formação oferecido pela instituição escolar. É interessante que a escola se preocupe em formar os seus alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, incluindo o pré-vestibular.

Isso garante que eles estudarão todos os conteúdos previstos para cada série e terão um suporte adequado durante toda a vida escolar. Afinal, escolas que promovem a formação completa planejam as suas atividades curriculares considerando cada etapa desse processo.

Assim, elas não só ensinam os conteúdos, mas também observam as particularidades de cada faixa etária. Consequentemente, conseguem contribuir para o desenvolvimento de habilidades e de competências importantes em cada fase, garantindo que os estudantes estejam preparados para os desafios que surgem ao longo da vida.

Além disso, do ponto de vista prático, você evita transtornos e turbulências na vida de seus filhos quando opta por um colégio que atende a todas as séries, descartando a necessidade de mudar para outra instituição após certa etapa.

Analise a oferta de atividades complementares

Uma escola de qualidade oferece uma formação completa, isto é, que abrange todas as séries, e global, que vai além dos conteúdos. Há diversos conhecimentos complementares relacionados à formação humana das crianças que podem ser construídos por meio de atividades extracurriculares.

Por meio de aulas de esportes, artesanato e música, por exemplo, é possível desenvolver habilidades comunicativas e expressivas, exercitar-se fisicamente e melhorar a destreza manual e a concentração.

No caso de aulas de língua estrangeira, além de aprenderem com mais facilidade, as crianças têm outros benefícios, incluindo a abertura a novos aprendizados. Estudando um novo idioma desde cedo, é mais provável que elas alcancem a fluência, tão importante atualmente, antes mesmo de terminarem o Ensino Médio.

Por isso, é fundamental buscar uma escola que proponha atividades complementares para permitir que os seus filhos tenham a oportunidade de se desenvolver plenamente em um ambiente saudável e de maneira divertida.

Avalie a metodologia de ensino

Quando estiver buscando uma escola para os seus filhos, não deixe de analisar o Projeto Político Pedagógico. Esse documento mostra os objetivos, as normas e o modelo de educação adotado na instituição.

Observando esses pontos, você consegue entender como o colégio propõe educar os alunos e avaliar se tudo está de acordo com o que tem em mente para a formação de seus filhos.

Não se esqueça de verificar como esses aspectos são implementados no dia a dia. Observe também as questões práticas — como os métodos de avaliação, a média para aprovação, os assuntos abordados nas aulas, a maneira como os conflitos são resolvidos, a política de comportamento, entre outros.

Como mencionamos, uma educação de qualidade ajuda a preparar as crianças e os adolescentes para o futuro. Para atingir esse objetivo, é necessário que eles aprendam assuntos atuais de maneira contextualizada e desenvolvam pensamento crítico, por exemplo.

Verifique como são o acompanhamento e a participação dos pais

Outro indicativo da qualidade da educação em uma escola é a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos alunos de perto. Afinal, a educação é um processo contínuo, que não se restringe aos ambientes escolares, e os pais podem — e devem — participar dele.

Diante disso, procure saber, por exemplo, quantas reuniões costumam ser realizadas anualmente, como os resultados das avaliações são apresentados aos pais e se há projetos para promover a aproximação e a participação da família nas atividades escolares.

Essa é uma maneira de estar presente, mostrando isso aos seus filhos, e de saber como está sendo a experiência e o aprendizado deles no colégio. Além disso, eventos voltados à participação dos familiares são oportunidades de conversar com os professores e os pais de outros alunos.

Assim, essas ocasiões permitem a criação e o estreitamento de laços entre todos os membros da comunidade escolar. Consequentemente, o ambiente se torna mais harmônico, saudável e agradável, permitindo vivências ricas e trocas valiosas.

Veja se o clima é favorável ao aprendizado

Outra característica de uma educação de qualidade é o clima favorável ao aprendizado nos ambientes da escola. Para garantir isso, é preciso que haja espaços adequados para os estudantes de cada faixa etária.

Além disso, é essencial que as crianças e os adolescentes sintam-se acolhidos e confortáveis para expressarem as suas opiniões e os sentimentos, desenvolvendo-se de maneira saudável.

Os professores têm um papel vital nesse sentido, já que são as pessoas que ficam em contato direto com os alunos na maior parte do tempo. Na sala de aula, eles podem criar um ambiente favorável ao aprendizado, demonstrando preocupação em identificar os interesses e as dificuldades, por exemplo.

Assim, é possível estabelecer uma relação de confiança e de respeito, fazendo com que os alunos se sintam à vontade para manifestar qualquer dúvida e procurar o professor diante de dificuldades.

Então, se você puder, visite a escola em que pretende matricular os seus filhos, converse com os professores, veja como são as aulas e tente entender se o clima e os ambientes favorecem o aprendizado.

Antes de matricular os seus filhos em um colégio, analise todos esses aspectos e lembre-se de considerar as necessidades específicas das crianças ou dos adolescentes para garantir que a instituição conseguirá atendê-las. Assim, você garantirá que eles terão uma educação de qualidade e aprenderão tudo de que precisam para que tenham um futuro brilhante.

Você está procurando uma escola com alta qualidade de ensino para os seus filhos? Venha conversar conosco para entender como podemos contribuir para a formação deles!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.