Vale a pena pagar por ensino integral no RJ? Veja aqui!

O ensino integral é uma opção bastante interessante para os pais que precisam trabalhar durante o dia todo e desejam que seus filhos realizem atividades produtivas em vez de ficarem ociosos após as aulas.

As escolas que oferecem essa modalidade de ensino proporcionam diversas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento aos estudantes. Assim, promovem a sua formação global e tornam os estudos mais estimulantes, por exemplo.

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica, 13,9% dos alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio estão matriculados no ensino integral. O número tende a crescer, porque as discussões sobre esse formato, proposto para o Novo Ensino Médio, têm ganhado mais espaço.

Preparamos este artigo para ajudar você a avaliar se vale a pena matricular seus filhos no ensino integral em uma das escolas do RJ. Entenda como esse modelo funciona e veja quais são seus benefícios para os alunos e os pais!

O que é e como funciona o ensino integral?

No ensino integral, a carga horária é de, no mínimo, sete horas diárias. Além de cursarem as disciplinas tradicionais do currículo, como Língua Portuguesa, História e Matemática, os alunos participam de outras atividades durante o dia.

Essas aulas extras são bem planejadas e têm objetivos específicos definidos pela equipe pedagógica. Elas ajudam a trabalhar habilidades e competências que geralmente não têm espaço em outras disciplinas — seja por falta de tempo, seja por dificuldade para integrá-las aos conteúdos que precisam ser ensinados.

As atividades voltadas aos alunos matriculados no ensino integral são variadas. É possível encontrar escolas que oferecem aulas de Música, Informática, Robótica, Natação ou outros esportes, Culinária, entre outras.

Quais são as vantagens do ensino integral?

Melhora do rendimento

Uma vez que os alunos passam mais tempo na escola, seu rendimento tende a melhorar. Isso acontece porque eles podem aproveitar parte do turno para tirar dúvidas em monitorias e têm acompanhamento mais próximo de seus professores.

Além disso, em atividades que propõem a aplicação de conceitos teóricos em situações do cotidiano, por exemplo, os estudantes fixam melhor os conteúdos ensinados nas aulas e percebem a relevância do que estão aprendendo.

Consequentemente, eles passam a se interessar mais pelos assuntos das aulas e se dedicam mais aos estudos, o que resulta em um rendimento melhor.

Tranquilidade para os pais

Essa é uma das vantagens mais significativas para os pais que trabalham fora durante o dia inteiro. Não é preciso se preocupar em encontrar alguém para buscar seus filhos na escola e cuidar deles enquanto você está trabalhando.

Além de trabalhar com a mente tranquila por saber que eles estão seguros em um ambiente agradável, você tem a garantia de que o tempo livre será utilizado de forma produtiva, mas sem sobrecarregá-los. Afinal, uma escola de qualidade consegue balancear atividades educativas e de lazer. 

Valorização das relações sociais

As crianças e os adolescentes matriculados no ensino integral convivem uns com os outros por mais tempo. Assim, eles aprendem a socializar e a valorizar as relações sociais, formando vínculos mais profundos e respeitando a diversidade.

Diante disso, eles conseguem desenvolver habilidades e competências socioemocionais, que são essenciais para viver em sociedade de forma harmônica — como empatia, colaboração e resolução de conflitos.

Nesse sentido, as atividades propostas pelas escolas para os alunos do turno integral também contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia.

Realização de atividades extraclasse

As atividades extraclasse são extremamente benéficas e cada vez mais importantes. Elas ajudam seus filhos a desenvolverem habilidades que, futuramente, podem ser os diferenciais deles quando ingressarem no mercado de trabalho.

As atividades que geralmente são oferecidas para alunos que estudam em período integral proporcionam uma bagagem cultural mais ampla e contribuem para diversos aspectos do desenvolvimento de seus filhos.

A imersão em uma língua estrangeira, por exemplo, permite que seus filhos atinjam a fluência antes mesmo de terminarem o Ensino Médio. Já as aulas de esportes, atividades artísticas ou relacionadas à tecnologia ajudam a revelar talentos que podem ser explorados na futura vida profissional.

Além disso, a rotina torna-se muito mais prática. Afinal, não é necessário buscar seus filhos na escola e levá-los a outros locais para terem aulas de idiomas ou praticarem atividades físicas. Assim, vocês perdem menos tempo no trânsito e conseguem aproveitar melhor o dia.

Aprendizado mais significativo

As atividades realizadas no ensino integral permitem que as crianças e os adolescentes explorem possibilidades, descubram aptidões e invistam em seus interesses. Assim, as experiências vivenciadas na escola são mais positivas e significativas, tornando o aprendizado mais motivador e prazeroso.

Acompanhamento nutricional

Em meio a uma rotina atribulada, muitos pais têm dificuldade para buscar acompanhamento nutricional e preparar alimentos saudáveis para seus filhos. Em algumas escolas, os alunos matriculados no ensino integral podem fazer todas as refeições, desde o café da manhã até o jantar.

Nesse caso, os cardápios são planejados por nutricionistas de modo a assegurar que as crianças e os adolescentes tenham uma dieta balanceada. Assim, eles ingerem todos os nutrientes de que precisam para crescerem saudáveis.

Qual é o diferencial dessa modalidade de ensino?

Como mostramos, o ensino integral vai muito além de manter os alunos ocupados enquanto os pais trabalham. Essa modalidade permite promover a formação global das crianças e dos adolescentes, preparando-os para o futuro.

Seus filhos têm tudo de que precisam para se desenvolverem de maneira saudável — passam o dia em ambientes adequados às suas necessidades, socializam, aprendem, divertem-se.

Além disso, eles participam de atividades que permitem explorar suas potencialidades e recebem apoio em monitorias para sanar suas dúvidas e otimizar o aprendizado.

Para garantir que seus filhos sejam beneficiados pelo ensino integral, avalie bem as escolas do RJ que oferecem essa modalidade, verificando como ela funciona. Nas unidades do CEL, por exemplo, há uma ampla gama de atividades planejadas para o turno extra. Nossa prioridade é promover uma educação global de alta qualidade e formar cidadãos íntegros.

Você acredita que o ensino integral pode proporcionar uma experiência melhor para os seus filhos durante sua vida escolar? Entre em contato com o CEL para saber quais atividades oferecemos em nossas unidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.