Os 4 maiores benefícios do aprendizado do inglês na educação infantil

A proficiência em uma língua estrangeira está se tornando cada vez mais necessária e valorizada. Por isso, aprender Inglês na Educação Infantil é algo que pode fazer uma diferença enorme na vida de quem você mais ama.

Além de permitir compreender melhor o mundo que nos cerca — repare em quantas palavras você se depara no dia a dia em outro idioma —, falar outra língua amplia os horizontes e ajuda a melhorar a comunicação com outras pessoas. Tudo isso é extremamente benéfico para o desenvolvimento das crianças.

Entenda, neste artigo, a importância do Inglês na Educação Infantil, quais são os benefícios e como é a abordagem desse ensino. Veja, também, por que é interessante escolher um colégio que ofereça essa opção para o seu filho.

Por que é importante iniciar o aprendizado do Inglês nos primeiros anos da infância?

Talvez você já tenha ouvido que, nos primeiros anos da infância, as crianças aprendem com mais facilidade que os adultos. Um estudo publicado por pesquisadores do King’s College London e da Brown University (EUA) no The Journal of Neuroscience mostra que, até os quatro anos, o cérebro tem uma maior plasticidade (flexibilidade; capacidade de se adaptar). Assim, o aprendizado é mais rápido.

Além disso, segundo esses pesquisadores, haveria uma janela, entre dois e quatro anos, em que o ambiente externo teria uma influência maior no desenvolvimento da linguagem. Isso explicaria o porquê de a imersão de crianças mais novas em um ambiente bilíngue aumentar as chances de elas se tornarem fluentes em ambas as línguas e falarem sem sotaque.

Também é importante lembrar que as crianças são bastante curiosas e aprendem brincando. Sendo assim, o aprendizado do Inglês na infância tende a ser mais prazeroso, evitando traumas e contribuindo para que as experiências com esse idioma sejam mais positivas.

Então, considerando a relação entre o desenvolvimento da linguagem com a estrutura do cérebro e a influência do meio externo nos primeiros anos da vida, podemos perceber que ter contato com o Inglês nessa fase aumenta a possibilidade de o aprendizado ser rápido, sem traumas e mais eficaz.

Quais são os principais benefícios de aprender Inglês na Educação Infantil?

Além do aprendizado mais rápido e da possibilidade maior de alcançar a fluência, há vários benefícios em aprender Inglês na Educação Infantil. Veja os principais!

1. Ajuda no desenvolvimento da comunicação

Quando as crianças aprendem um novo idioma, elas passam a ter uma percepção diferente e mais refinada sobre o uso da linguagem. Isso acontece porque elas estabelecem comparações entre as duas línguas e se dão conta de que há vários modos de se dizer algo.

Assim, a tendência é que o vocabulário da criança se torne mais amplo e ela aprenda a se comunicar melhor, tendo um domínio mais forte das estruturas e dos usos de ambas as línguas, expressando-se de maneira mais clara e objetiva e compreendendo melhor as pessoas com quem tem contato.

2. Reduz a timidez e melhora a sociabilidade

O aprendizado de qualquer idioma requer a prática frequente das quatro habilidades linguísticas — fala, escuta, escrita e leitura. Então, naturalmente, o pequeno é incentivado a socializar. Além disso, estar em um ambiente com outras crianças e ter esse estímulo extra para se comunicar também ajuda a diminuir a timidez.

3. Melhora o aproveitamento escolar

Aprender Inglês na Educação Infantil é uma maneira de estimular as funções cognitivas. Assim, a capacidade de raciocínio é otimizada, facilitando a resolução de problemas de cálculo e lógica, a criatividade aumenta e a concentração também melhora.

Consequentemente, a criança consegue ter um aproveitamento mais satisfatório em todas as disciplinas da escola, porque tem mais foco nos estudos, aprende melhor e consegue desempenhar as suas tarefas escolares com mais rapidez e eficiência.

4. Estimula a criança a ser mais tolerante

Diante da enorme diversidade cultural no nosso país e dos perigos da intolerância, é indispensável buscar modos de estimular as crianças a entenderem e respeitarem as diferenças.

O aprendizado de uma língua estrangeira pode ajudar nisso. Afinal, esse processo envolve o contato com uma cultura diferente, ou seja, um universo cheio de diferentes formas de expressão, práticas culturais, modos de pensar e de ver o mundo.

Desse modo, os pequenos passam a perceber a sua própria língua e cultura como uma entre várias que existem ao redor do mundo, entendendo que todas devem ser valorizadas e respeitadas. Por consequência, eles tendem a se tornar adultos mais tolerantes e abertos às diferenças.

Como é a abordagem do Inglês na Educação Infantil?

Nessa fase da infância, uma vez que as crianças ainda não foram alfabetizadas, as escolas costumam explorar a sonoridade do Inglês. Isto é, o aprendizado da língua estrangeira é semelhante ao da língua materna: ocorre pela escuta e repetição de sons.

Todo o processo busca respeitar o ritmo do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, introduzindo novos elementos aos poucos. Desse modo, os professores propõem atividades lúdicas, incluindo a contação de histórias, o uso de músicas, jogos e brincadeiras, entre outros.

Por que escolher um colégio que ofereça essa opção?

Escolher um colégio que ofereça Inglês na Educação Infantil não só ajuda a garantir os benefícios que já mencionamos, mas também melhora a experiência de quem você mais ama com esse idioma.

Geralmente, esses colégios têm certa tradição em promover o ensino de Inglês para essa faixa etária, observando as necessidades e especificidades de cada idade. Isso é ainda mais importante para as crianças mais novas, porque é mais provável que a abordagem seja adequada a elas, evitando traumas e garantindo a eficácia do aprendizado.

Outro ponto relevante é que a metodologia de ensino aplicada está alinhada às abordagens das outras disciplinas e as aulas se integram perfeitamente à rotina dos alunos. Assim, o novo idioma é introduzido de maneira mais natural no cotidiano e os conteúdos podem, até mesmo, se complementar, ampliando a compreensão sob diferentes perspectivas.

No CEL Intercultural School, por exemplo, o ensino de Inglês começa logo nos primeiros anos escolares. Nessa etapa, são usados conteúdos lúdicos e, a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental, o estudo é reforçado. Desse modo, os estudantes conseguem obter a Certificação Cambridge até o 9º Ano.

O aprendizado do Inglês na Educação Infantil traz diversos benefícios aos pequenos, sendo positivo em diversos aspectos da vida. Por isso, é importante que você tenha essa questão em mente quando for escolher um colégio para matricular quem mais ama. Busque uma escola que dê o suporte necessário para que a experiência das crianças seja a mais positiva possível.

Quer ficar por dentro de outros assuntos relacionados à Educação Infantil? Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.