Afinal, qual é a importância do ensino do Inglês na escola?

O ensino do Inglês na escola tem se tornado cada vez mais importante. Afinal, o domínio desse idioma pode trazer diversos benefícios e oportunidades para toda a vida, especialmente para quem começa a estudá-lo desde cedo.

Além disso, a habilidade de se comunicar por meio dessa língua estrangeira já é bastante requisitada no mercado de trabalho atualmente e a tendência é que seja ainda mais valorizada com o passar do tempo.

Por isso, é fundamental que os pais possibilitem que os seus pequenos aprendam esse idioma para que eles tenham um preparo melhor para o futuro ao longo da vida escolar. Entretanto, diante das várias possibilidades de estudar a Língua Inglesa, pode ser difícil decidir qual é a opção mais adequada para as crianças e os adolescentes.

Você está com dificuldade para decidir como oferecer essa oportunidade aos seus pequenos? Entenda quais são os benefícios de estudar Inglês na escola e por que isso pode ser a melhor solução.

Quais são os benefícios do ensino do Inglês na escola?

Permite o domínio aprofundado da Língua Inglesa

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) apontaram em um estudo que, para conseguir falar uma língua estrangeira como um nativo, o ideal seria começar a estudá-la até os 10 anos.

De acordo com a pesquisa, crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos continuam tendo capacidade de aprender rápido, entretanto, é menos provável que atinjam a fluência de um nativo. Isso acontece porque a habilidade de aprendizado sofre um declínio.

Além disso, se os estudantes começam a aprender Inglês nos primeiros anos da vida escolar, eles já têm domínio da língua ao chegarem à fase pré-vestibular. Então, é algo a menos com que se preocuparem nesse momento tão delicado.

Considerando o fato de que temos cada vez mais contato com informações em Inglês e falantes desse idioma, é importante garantir que as suas crianças consigam se comunicar perfeitamente fazendo uso dele. Assim, elas conseguem ter mais oportunidades no futuro, como discutiremos em seguida.

Abre portas no futuro do estudante

Iniciando os estudos mais cedo, além de aprenderem mais rápido e conseguirem alcançar a fluência, os jovens já entram na vida adulta com esse conhecimento. Desse modo, elas têm acesso a uma gama de informações que as ajuda em qualquer caminho que decidam seguir.

Várias instituições brasileiras de Ensino Superior exigem dos candidatos ao ingresso, a realização de uma prova de língua estrangeira, geralmente Inglês ou Espanhol. Possibilitar que a sua criança estude uma das duas ainda na infância é uma maneira de assegurar que ele tenha mais chances de se sair bem nessa prova específica.

Outro ponto importante considerando o futuro é que o mercado de trabalho de algumas áreas já não veem o domínio do Inglês apenas como um diferencial, mas, sim, como um pré-requisito. Desse modo, investir no aprendizado desse idioma é uma maneira de preparar quem você mais ama para a vida profissional.

Além disso, ser fluente na Língua Inglesa abre oportunidades de estudos e trabalho em praticamente qualquer lugar do mundo — tanto nos países em que é o idioma oficial, como em outros onde ele é amplamente difundido. Uma possibilidade interessante para os adolescentes é participar de um programa High School.

Aprimora as habilidades de comunicação

Ao aprenderem um novo idioma, as crianças são bastante estimuladas a interagirem utilizando a língua estrangeira. Um dos efeitos disso é a melhora da habilidade de se comunicarem e a promoção da sociabilidade.

É interessante notar que esses benefícios também podem ser percebidos quando as crianças se comunicam na língua materna. Afinal, elas conseguem ter um desenvolvimento mais rápido das habilidades linguísticas, tornando-se mais desenvoltas, adquirindo vocabulário mais rapidamente e tendo facilidade para transitar de um idioma ao outro.

Ajuda a promover e a respeitar as diferenças

Quando aprendemos um novo idioma, somos expostos à cultura dos países em que ele é falado, passamos a ver o mundo sob uma nova perspectiva e enriquecemos a nossa bagagem cultural.

Desse modo, as crianças conhecem ideias e costumes distintos dos seus, acostumando-se a conviver com a diversidade cultural. Por consequência, elas têm uma visão de mundo mais ampla e, o mais importante — aprendem a abraçar e a respeitar as diferenças, as tornando mais empáticas.

Por que é importante escolher uma escola que ofereça uma vivência bilíngue?

Apesar de haver várias boas escolas de idiomas no país, escolher um colégio que ofereça uma vivência bilíngue pode ser uma alternativa mais interessante. Além dos benefícios de aprender uma nova língua desde cedo, isso facilita o dia a dia das crianças e dos pais.

Isso é possível porque não é preciso buscar a criança na escola e levá-la a outro local para as aulas de Inglês, o que demanda mais tempo e pode gerar mais cansaço. Outra vantagem é que os custos com a educação tendem a ser menores. Também não podemos esquecer que a instituição escolar consegue integrar as aulas de língua estrangeira ao ensino regular.

Assim, o aprendizado do Inglês tende a ser mais fluido, uma vez que segue a mesma metodologia de ensino e qualidade das outras disciplinas, facilitando a assimilação dos conteúdos. Outra vantagem nesse sentido é que os alunos aprendem o idioma e têm a oportunidade de utilizá-lo no cotidiano, o aplicando a outras áreas do conhecimento.

No CEL, por exemplo, é oferecida uma carga horária diferenciada que inicia na Educação Infantil. Assim, ao longo dos anos, são trabalhadas as habilidades de leitura, escrita, fala e audição do Inglês para que todos os estudantes do colégio sejam fluentes ao chegarem ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

O ensino do Inglês na escola é não só conveniente, se pensarmos nas facilidades em relação às questões práticas e econômicas, mas também é uma maneira de garantir que as suas crianças tenham a oportunidade de aprender desde cedo. Assim, eles conseguem se comunicar como nativos e aproveitar oportunidades únicas na vida adulta.

Você quer entender melhor como o CEL pode ajudar quem você mais ama a atingir a fluência na Língua Inglesa? Venha conversar conosco para esclarecer as suas dúvidas e conhecer o nosso trabalho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.