Por que analisar a localização da escola antes de matricular seu filho?

Nada é fácil ao escolher uma escola para os filhos, pois devemos pensar em tudo que esse ambiente representa na vida da criança ou do adolescente, afinal, eles passarão horas de seu dia naquele espaço. Dessa forma, deve-se considerar desde as demandas mais simples até as mais complexas na hora de priorizar uma educação completa e de qualidade.

Os pais, geralmente, pensam em quase tudo: a estrutura da escola, os valores, o profissionalismo dos funcionários, a didática e a paciência dos professores e educadores, a metodologia de ensino, as relações entre escola e família, as opções de alimentos na cantina. Enfim, são tantos pontos a serem analisados que haja energia para tantas pesquisas!

Mas será que realmente estamos abrangendo todas as partes essenciais dessa escolha? Leia este artigo e descubra questões fundamentais de serem pensadas antes de tomar a grande decisão de matricular seu filho em uma escola!

A importância da localização da escola no processo educacional 

Escrevemos alguns motivos para você entender um pouco mais como a localização da escola pode ajudar o seu filho a se sentir mais acolhido e animado para estudar. É necessário um trabalho em conjunto para que a educação seja prioridade na vida das crianças e dos jovens, então cada detalhe conta. Vamos lá!

O trajeto e a criação de novas referências

Você já pensou que, em pelo menos 5 dias por semana, seu filho fará o mesmo trajeto de ida e volta para o colégio?

É necessário estar ciente que, no processo de crescimento de uma criança, tudo é importante de ser revisto. A escola não é só uma estrutura que entrega conhecimento, mas um mundo de possibilidades que a criança, quando imersa, vai fazer parte integralmente, mesmo sem estar no ambiente escolar.

A memória afetiva de um bom período de aprendizado, dos amigos e dos professores começa pela escolha dos materiais, um uniforme confortável e, também, o caminho até o colégio. Se a criança se familiarizar e gostar desse percurso, é muito mais fácil levá-la e fazê-la se envolver com esse novo mundo.

A escola como um lugar seguro

Segurança é prioridade ao falar de escola. Salas de aula, biblioteca, quadra esportiva, laboratório, cantina, pátio, entre outros ambientes. As crianças devem se sentir confortáveis e seguras o tempo inteiro, independentemente da atividade exercida por elas.

Por isso, escolher a localização é uma questão importantíssima: onde meu filho estará todos os dias? Quais são os ambientes – internos e externos – que ele passa horas diárias? O que há nos arredores da escola? Qual é a vizinhança? Há semáforos e faixas de pedestre?

Não podemos descuidar um minuto: se atentar aos detalhes nos auxilia a olhar o todo e, no futuro, sentirmo-nos mais calmos com as escolhas feitas.

A estrutura física da escola influencia – e muito! – a aprendizagem

A organização em uma escola é parte fundamental do processo didático, pois não há aprendizado quando há bagunça. Porém, uma escola bonita não é apenas um lugar bem planejado e arrumado, mas sim um lugar em que os alunos se sentem em casa e pertencentes ao ambiente, para que, dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem seja confortável e natural.

Assim, a infraestrutura deve ser ampla e completa. Antes de matricular seu filho em uma escola, é fundamental que você vá até lá, conheça todos os espaços e converse com os coordenadores e professores. Além disso, mostre a escola para seu filho como uma forma de inseri-lo, pacientemente, nesse novo ambiente que será como uma segunda casa para ele.

Onde encontrar uma escola que abranja todas essas demandas?

O CEL nasceu com a intenção de desenvolver uma alta qualidade de ensino, uma formação global e educação do caráter. A intenção se tornou uma realidade e, hoje, não só possuindo todos esses pilares de forma magistral atendendo desde creche até o ensino médio, o Colégio também oferece uma vivência bilíngue e ensino integral.

Para que a relação entre o aluno, escola e família seja ainda mais completa, o CEL tem localizações privilegiadas:

  • Norte Shopping: já pensou a alegria de seu filho de estudar dentro de um shopping? Isso pode se tornar um estímulo para os estudos;
  • Barra da Tijuca: que oferece da Creche ao Vestibular – com ensino qualificado e atividades extras como futebol, capoeira, teatro, ballet e robótica;
  • Jardim Botânico – Lopes Quintas: que oferece da Creche ao 5° ano com outras propostas como culinária, natação e ginástica rítmica;
  • Jardim Botânico – Maria Angélica: que atende do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) ao Ensino Médio com outras atividades extras.

Além das salas de aula

Sabemos que o ensino é complexo e acontece individualmente, pois cada aluno aprende de uma forma específica e no seu tempo. Por isso, é importante que a criança e o adolescente tenham oportunidades de fazer cursos extras como teatro, balé, yoga, robótica, xadrez, judô, etc. Essas atividades podem estimular novos interesses e motivações, proporcionam novas experiências de vida e extraem o seu melhor tanto no âmbito pessoal como, no futuro, profissionalmente.

Dessa forma, pensar na localização é também pensar em quais atividades que a criança e o jovem poderão se interessar e terão acesso facilmente e, o mais importante, de forma segura.

O CEL pensa e prioriza localização de qualidade das suas unidades porque acredita que a trajetória do aluno acontece dentro e fora da escola. Durante o crescimento da criança, não se pode esquecer que as pessoas com quem ela vai conviver, os ambientes pelos quais ela vai passar o tempo, os lugares que vai passear, estudar, brincar, fazem parte de seu desenvolvimento pessoal.

O CEL analisou tudo isso para sua família e acredita que se sentir acolhido pelo ambiente é uma das formas do crescimento do aluno ser mais agradável e positivo. O CEL oferece qualidade de vida e ensino pensando em cada detalhe.

Conheça um pouco mais o nosso trabalho! Você irá se surpreender com a localização, a equipe, os materiais e a estrutura que oferecemos. Não perca mais tempo na busca do colégio ideal para o seu filho! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.