Programa High School: o que é e como funciona?

Em um programa High School, os estudantes têm a oportunidade de obter uma certificação dupla, brasileira e norte-americana, ao fim do Ensino Médio. Nas escolas que oferecem essa opção, além das disciplinas da grade curricular brasileira, são incluídos conteúdos complementares que fazem parte do currículo norte-americano. Assim, os alunos estudam o que é exigido em ambos os países simultaneamente.

Entenda como esse programa funciona, quais são os pré-requisitos, os benefícios, entre outras informações!

Como o programa High School funciona?

Os alunos matriculados nessa modalidade têm aulas em turno integral. Assim, é possível estudar os conteúdos exigidos no Brasil e nos Estados Unidos para a obtenção do diploma do Ensino Médio. No contraturno, os conteúdos ensinados em escolas norte-americanas que não fazem parte da grade curricular brasileira são ministrados em Língua Inglesa.

Quais são os pré-requisitos para participar desse programa?

Para participar do programa High School, é necessário estar cursando entre o 9º Ano do Ensino Fundamental e o 3º Ano do Ensino Médio.

Além disso, é preciso ter um nível de inglês, no mínimo, intermediário para acompanhar as aulas. Em algumas escolas que promovem esse programa, também é oferecida a vivência bilíngue, o que garante que os alunos terão domínio suficiente ao chegarem a essa fase.

Quais são as disciplinas complementares?

No programa High School, há tanto disciplinas que geralmente não são incluídas nos currículos das escolas brasileiras quanto outras que, embora tenham conteúdos em comum, são ministradas a partir de uma abordagem diferente, baseada na realidade sociocultural norte-americana. Algumas delas são:

  • Economia;
  • Literatura;
  • Artes;
  • História;
  • Legislação.

Também é possível que alguns colégios incluam atividades extraclasse, como Culinária, Informática e Música.

Quais são os benefícios do programa High School?

Abre mais oportunidades no futuro

Um dos principais benefícios do programa High School é a ampliação das oportunidades após o término do Ensino Médio. A certificação obtida é aceita em universidades norte-americanas e de outros países que têm convênio com os Estados Unidos.

Mesmo que o plano do estudante seja cursar o Ensino Superior em uma universidade brasileira, ele terá conhecimentos mais que suficientes, o que facilitará o seu acesso e reduzirá as possíveis dificuldades na nova etapa.

Além disso, a formação diversificada e o domínio da Língua Inglesa permitem que os jovens se destaquem ao ingressarem no mercado de trabalho, possibilitando que eles consigam boas vagas tanto no Brasil quanto no exterior.

Enriquece a formação e amplia a visão crítica

Nesse programa, os alunos experimentam a imersão em uma cultura estrangeira. Esse contato intenso ajuda a construir uma visão mais crítica, ter uma formação cultural mais rica e aprender a abraçar a diversidade.

Essas características são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e geram impactos positivos, até mesmo, na vida pessoal dos indivíduos.

Garante a fluência na Língua Inglesa

Ao participarem de um programa High School, os alunos exercitam todas as habilidades em Língua Inglesa no cotidiano. Desse modo, eles têm uma fixação melhor das estruturas do idioma, ampliam o vocabulário e aprendem a se comunicar com naturalidade.

Participar de um programa High School traz muitas vantagens para os estudantes. Por isso, é importante que você considere essa opção quando for escolher uma escola para os seus filhos. Assim, será possível garantir uma formação adequada e de qualidade para eles.

Você quer saber mais dicas sobre como proporcionar uma educação de qualidade aos seus filhos? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.