Qual carreira seguir? Saiba como ajudar a sua criança com essa decisão!

A escolha de qual carreira seguir é muito importante e diz sobre a caminhada educacional e pessoal que o jovem viveu até ali. Alguns adolescentes já têm certeza do que querem para suas vidas adultas desde muito cedo; já outros têm dificuldades de tomar essa decisão. Cada pessoa tem suas questões particulares e, por isso, é tão importante passar por esse momento se sentindo acolhido pela família.

Você já parou para pensar nisso? Por ser um passo que exige calma e observação de si mesmo, os responsáveis detêm um papel fundamental nesse processo: ser um apoio às decisões, mostrar caminhos e incentivar e respeitar as escolhas tomadas pela criança.

Daremos algumas dicas de como as famílias podem ajudar quem mais amam na escolha da carreira ideal. Veja a seguir!

Como ajudar a sua criança na escolha da carreira ideal?

A família tem uma forte influência nas escolhas pessoais e profissionais das crianças. Há, aqui, uma série de cuidados que precisam ser tomados para que os responsáveis, de fato, não decidam pelos pequenos. O limite entre escolher e dar o suporte necessário é tênue. Por isso, abordaremos algumas questões de como servir de apoio para essa escolha tão importante.

Incentive-a a fazer o que gosta

Para ser um bom profissional, primeiro, se deve gostar do que se faz. Pense, junto a sua criança, quais são os interesses genuínos dela, o que mais tem disposição para fazer, animação para aprender, enfim, quais são suas reais curiosidades. Pode ser um momento interessante em família, em que vocês troquem informações e se conheçam um pouco melhor.

Assim, fica mais fácil focar em uma carreira que siga as predisposições dela e que, provavelmente, ela se sentirá feliz fazendo. Lógico que é importante que ela tenha em mente que todos os trabalhos tenham seus prós e contras, porém é fundamental que ela se identifique com a carreira escolhida.

Entenda as características pessoais

Para incentivar o seu pequeno a fazer o que gosta, é necessário entender verdadeiramente as características pessoais dele. Isso pode influenciar – e muito – na hora de escolher uma profissão, pensando quais são os pontos fortes e como usá-los no mercado de trabalho da melhor forma possível.

Formar um perfil pessoal ajuda a diminuir o leque de carreiras, pois é uma forma de selecionar o que combina ou não com o jovem. Portanto, o autoconhecimento é uma chave fundamental na escolha.

Ajude nas pesquisas sobre profissões

É interessante pesquisar bastante sobre o assunto e conversar com pessoas que cursaram a faculdade que a criança pretende fazer. Enfim, ver um pouco do dia a dia real da profissão, sem se iludir com o trabalho, mas, sim, entender como ele funciona dentro da rotina.

Caso seja possível, leve-a para passar um dia com um profissional da área. Assim, ela trocará ideias, analisará se gosta ou não daquela rotina, quais são suas dúvidas sobre a carreira, etc. Será o momento de mergulhar e entender mais sobre como funciona aquela realidade que ela pretende seguir.

Tenha paciência

Sabemos que a adolescência é uma fase cheia de desafios. Então, os responsáveis devem se portar como adultos pacientes e abertos a escutar as necessidades que aparecerão.

A escolha de uma carreira, por mais que seja reversível, é algo intenso na vida do jovem, pois são muitas questões a serem pensadas e decididas. Logo, já existe uma pressão só por estar envolvido nesse processo. A família precisa ser alicerce que busca dar um suporte com calma e atenção, respeitando o tempo da criança.

Assim, não exija pressa ou tome atitudes precipitadas. Cada pessoa tem o seu tempo de entendimento e passa por processos internos singulares. Caso você não tenha a paciência necessária, é interessante buscar um profissional ou um psicólogo que acompanhe todo o processo.

Estimule as novas descobertas

Os jovens, por mais que já tenham algumas experiências vividas, ainda não passaram por várias situações que promovem a descoberta de si mesmos e de seus gostos pessoais. Por isso, sempre incentive a busca por diferentes descobertas para que ele desenvolva o autoconhecimento e possa desfrutar de carreiras inovadoras e que façam sentido no futuro.

Explicar que é possível mudar de ideia

A escolha da carreira é um momento muito importante, mas deve ficar claro ao adolescente que não precisa ser definitiva. Muitas pessoas se encontram em outras carreiras depois de um tempo trabalhando em algo, e são felizes e satisfeitas com as mudanças que acontecem ao longo da vida.

Por isso, é dever dos responsáveis não pressionarem os jovens como se fosse uma decisão eterna e que eles não podem mudar de ideia posteriormente. Mostrar a eles que são fases da vida, do amadurecimento, e que os processos de escolha levam tempo e podem ser alterados também é uma conversa necessária.

Mas, para que essa decisão seja coerente com o momento que o adolescente está passando e de acordo com os reais interesses profissionais dele, há outros meios de chegar a uma escolha satisfatória, e não precisa ser apenas por meio de uma relação entre as famílias e as crianças.

Um bom Ensino Médio, principalmente na 3ª série, auxilia o adolescente a perceber suas habilidades específicas e encontrar profissões que o agradem. Além disso, é uma forma de ter contato com as disciplinas que trabalhará no futuro por meio de professores especializados e que podem trocar experiências e dar conselhos; além de toda a equipe pedagógica, que estará pronta para dar todo o suporte ao estudante e à família sobre qual carreira seguir.

O CEL é um colégio que promove tudo isso. Com aulas de aprofundamento direcionadas para a área de conhecimento – Biológicas, Exatas, Gerenciais e Humanas – no último ano do Ensino Médio, permite que o jovem tenha uma preparação específica para a carreira que deseja seguir. Assim, os responsáveis ficam mais tranquilos e, com um trabalho em conjunto, dão todo o suporte ao adolescente durante essa fase de decisões!

Se você se interessa por um colégio completo, com todas as competências que ajudam quem você mais ama a aperfeiçoar os próprios pontos fortes e desenvolver os pontos que precisam de mais atenção, entre em contato com a gente e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.