Raciocínio lógico infantil: atividades extracurriculares que ajudam no desenvolvimento dessa habilidade

Sabemos que o desenvolvimento infantil pleno depende de uma série de estímulos internos e externos; e o raciocínio lógico é uma parte essencial desse processo, pois, é a partir dele que há a possibilidade de aprimorar outras habilidades e apresentar respostas mais precisas ao mundo à nossa volta.

Assim, para que a criança aprenda a chegar em conclusões de forma mais sagaz e enfrente problemas com mais facilidade, o encorajamento ao raciocínio lógico é fundamental. Afinal, o futuro como adulto depende, entre outras coisas, da forma como a criança aprende a lidar com as questões cotidianas de maneira lógica e eficiente.

Quer saber quais são os caminhos para que a sua criança desenvolva o raciocínio lógico? Selecionamos cinco atividades extracurriculares que auxiliam na evolução dessa habilidade. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

A importância das atividades extracurriculares

Muitos responsáveis acreditam que as atividades extracurriculares servem — apenas —para que a criança se mantenha ocupada durante o dia. Entretanto, além disso, elas são essenciais para garantir o desenvolvimento geral da criança. Muitas vezes, ao decorrer das atividades extracurriculares, a criança percebe quais são seus gostos e suas vontades, podendo até desenvolver um hobby ou identificar a possibilidade de uma área de atuação futura.

Por exemplo: se quem você mais ama não se identifica com as aulas de Matemática, você pode optar por matricular a sua criança em outros cursos que tenham ligação com essa disciplina, porém são trabalhados com outras metodologias. Para exemplificar, trouxemos o curso extracurricular de Robótica, que pode despertar maior interessante na criança; ou o curso de Xadrez, em que ela pode desenvolver a habilidade de criar estratégias e ser mais atenta aos detalhes; ou na Modelagem 3D, em que a sua criança pode perceber que os desenhos criados podem se transformar em uma profissão rentável e criativa no futuro.

Percebeu? Cada pessoa aprende de uma maneira e se interessa por áreas diferentes. Por isso, abrir as portas para que quem você mais ama conheça outras atividades fora do horário normal das aulas e, ainda, desenvolva o raciocínio lógico, é muito importante para o desenvolvimento infantil.

Programação de Games

Não existem dúvidas de como as novas gerações já estão imersas no mundo virtual, certo? E é por isso que se torna interessante que o estímulo para que as crianças desenvolvam positivamente esse contato tão forte com o tecnológico venha de um ambiente escolar e, principalmente, especializado nessa temática.

Um forte aliado ao desenvolvimento do raciocínio lógico é o estudo de Programação de Games, já que a criatividade e o pensamento coeso são as chaves dessa disciplina. Além disso, a criança ou adolescente precisa estar atenta aos detalhes ao elaborar um software, jogo ou aplicativo, visando garantir que todas as funcionalidades ocorram conforme o planejado e, caso não, as possibilidades de reparo sejam eficientes.

Ademais, essa disciplina proporciona à criança uma opção de caminho profissional para o seu futuro.

Opções de atividades extracurriculares para o desenvolvimento do raciocínio lógico

Existem muitas possibilidades de cursos extracurriculares voltados ao desenvolvimento do raciocínio lógico. No entanto, é importante que a criança realize uma atividade em que se sinta atraída. Conheça, a seguir, algumas dicas de cursos em que a sua criança pode se interessar.

Robótica

O estudo da Robótica segue a mesma linha da Programação de Games, pois ao criar um robô, é preciso desenvolver a sua programação e projetar a estrutura da máquina (ou seja, como ele irá atuar e se apresentar). Pense como esse processo exige o raciocínio lógico do indivíduo para auxiliar nas soluções dos desafios que aparecem ao decorrer do trabalho?!

Com isso, quão mais próximo e frequente for o acesso da criança a esse tipo de estudo, mais rápido e fortemente ela tende a desenvolver suas habilidades lógicas.

Xadrez

Os jogos de estratégia, como o Xadrez, exigem uma concentração muito grande. Quando a criança tem um momento na semana para estudar a organização do tabuleiro e suas peças, ela acaba identificando padrões que contribuirão no desenvolvimento do seu raciocínio lógico.

Isso acontece porque, dentro da organização do jogo, a criança ou o adolescente precisam solucionar questões e entender as diferenças e similaridades que aparecem ao decorrer das partidas, visando criar estratégias até chegar na vitória.

O Xadrez é uma opção muito cativante, pois pode ser jogado em qualquer ambiente e com pessoas que conheçam as regras do jogo. Dessa forma, além de estimular o raciocínio lógico do indivíduo, ainda promove uma socialização mais ágil em prol do sucesso da partida.

Modelagem 3D

Você já ouviu falar em Modelagem 3D? Ela é a criação do modelo de um objeto tridimensional realizado por meio de um software de processamento 3D. Funciona da seguinte maneira: a criança ou o adolescente cria um objeto sólido por meio da representação matemática de uma superfície compatível para essa finalidade.

Quando os modelos são desenvolvidos, eles são utilizados para constituir cenas de animações, por exemplo. Algumas áreas que utilizam esse conhecimento são: Design de Interiores; Arquitetura; Engenharias; entre outras.

A criatividade e a concentração exigidas nessa disciplina, atreladas ao raciocínio lógico, fazem com que a criança e o jovem entendam como os processos funcionam até chegar ao objetivo final.

Onde encontrar essas atividades extracurriculares?

Uma grande questão é saber qual instituição proporciona às crianças e aos adolescentes o estudo dessas disciplinas com qualidade, segurança e conforto. Então, a nossa dica é que as atividades extracurriculares sejam feitas no mesmo colégio que a criança já estuda, por se tratar de um local conhecido dos responsáveis.

Além disso, ao realizar um curso extracurricular na própria escola, o responsável não precisa se preocupar com a logística, já que a criança fará todas as atividades no mesmo local — e sendo acompanhada por profissionais e colegas já conhecidos, garantindo a acolhida.

O raciocínio lógico para crianças precisa ser levado a sério, pois influencia tanto no presente como no futuro delas. Para isso, os responsáveis são elementos fundamentais desse processo, precisando ficarem alertas quanto às necessidades e preferências da criança e, assim, podendo encorajá-la a fazer o que gostam ao mesmo tempo que desenvolvem suas habilidades.

Para isso, somos um Colégio que, além de priorizarmos a qualidade do ensino básico, oferecemos diversas atividades extracurriculares voltadas para o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças e adolescentes. Essa é a forma que aperfeiçoamos, ainda mais, a aprendizagem da nossa comunidade escolar, confiando na qualificação profissional do nosso corpo docente para entregar o melhor ensino possível.

Se você se interessa por um desenvolvimento educacional saudável e plural, confira as atividades extracurriculares que oferecemos, agende uma aula experimental na recepção da unidade mais próxima a você e proporcione um aprendizado completo para quem você mais ama!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.